Salto plataforma

sapato plataforma

Os sapatos de salto plataforma a gente reconhece de longe. Eles possuem o solado reforçado e mais grosso, que mantem a gente longe do chão devido a uma plataforma inteiriça, que se estende por toda a extensão do sapato.

Imagem por portaisdamoda.com.br

Super estáveis, já que o pé fica praticamente plano ou sobre uma leve inclinação sobre o calçado, é necessário um pouco de costume para andar de salto plataforma com naturalidade, já que o contato com o solo fica mais distante. Além disso, o fato do salto ser tão grosso diminui a sensibilidade dos pés ao caminhar, fazendo com que a gente não sinta tanto as irregularidades do solo e os desníveis de altura.

bota plataformaImagem por mercadolivre.com.br

Assim, tropeçar de salto plataforma não é muito difícil, mas depois de um pouco de prática a gente se acostuma com ele e há quem eleja o modelo como o seu preferido. Presente nos diversos tipos de calçados, não é difícil encontrar sandálias, sapatos boneca, botas, tamancos, clogs e até scarpin com esse tipo de salto, como os modelos utilizados pela cantora Lady Gaga, que desfila com modelos exóticos de saltos plataforma, em apenas metade do solado do calçado, como este que você confere aqui.

Vantagens e desvantagens

Dentre as vantagens, podemos destacar que a principal delas é poder nas alturas sem sofrer com os incômodos do salto alto, já que apesar de ser alto, o pé fica praticamente reto sobre o calçado.

Relativamente confortável, os calçados de salto plataforma são bem estáveis e, dependendo da altura, garantem bastante segurança ao caminhar.

Entretanto, o solado grosso e robusto confere pouca mobilidade ao pé, que praticamente não dobra quando andamos. Isso poder causar uma certa sensação de cansaço e dificultar a circulação sanguínea, ainda que seja por um motivo diferente do que os incômodos causados pelos saltos tradicionais.

calçado plataforma

Imagem por flickr.com