Prada

A grife italiana Prada é internacionalmente conhecida por oferecer linhas exclusivas de sapatos e vestuário feminino e masculino para um público selecionado e de alto poder aquisitivo. Os sapatos e roupas da marca tem uma trajetória bastante interessante, que chama a atenção de empresários, estilistas, fãs e curiosos.

História

Miuccia Prada sapatos e bolsas PradaA empresa foi fundada em 1913 em Milão na Itália por Mario Prada e seu irmão e se chamava inicialmente Fratelli Prada, cuja tradução significa “Irmãos Prada”.

Publicidade - LAMG

A Fratelli Prada produzia bolsas, malas de viagem e outros artigos de couros especiais e diferenciados como couro de leão marinho e outros importados importados da Inglaterra. Os irmãos Prada produziam bolsas com designs bonitos e muito elegantes, porém o fato de serem pesadas e pouco funcionais não agradava o público, o que foi fazendo com que a Prada perdesse importância e representatividade no mundo da moda italiana.

Nascida em 1950, a sobrinha do fundador Mario Prada, Miuccia Prada, assumiu em 1978 os negócios da família, renovando o perfil da marca e substituindo os materiais pesados utilizados por seus antecessores por outros mais leves como madeira e casco de tartaruga.

Miuccia, formada em Ciências Políticas e engajada em movimentos estudantis, inovou o estilo e o desenho da grife desenvolvendo conceitos e tendências de moda voltadas para mulheres modernas, intelectuais, ousadas e bem informadas; em contraposição à linha seguida por seus concorrentes Versace e Gucci.

Imagem por iracemavesteprada.wordpress.com

Sucesso da grife

bolsa prada tote bag nylon pretaCom a criação de um bolsa feminina diferenciada, Miuccia retomou o luxo e o status da grife Prada, causando forte impacto no mundo da moda por seu design clean, leve e prático, que tinha o aspecto de uma mochila que trazia o mesmo nylon utilizado pelos militares e tiras de couro em sua composição,.

A criação ousada e impactantes das “Tote Bags” fizeram muito sucesso, apesar do seu preço pouco acessível e da pouca divulgação, trazendo a volta da Prada às passarelas da moda de Milão e aos desfiles internacionais, onde chamou a atenção pelo seu estilo de linhas retas e comportadas, com um tom prático, intelectual e moderno.

Em 1987, Miuccia casou-se com Patrizio Bertelli, que era proprietário de uma marca da artigos de couro e passou a atuar, junto com Miuccia na direção da Prada.

Mas a consolidação da grife Prada como uma das maiores e melhores Maisons do mundo da moda está ligado ao lançamento da linha de prêt-à-porter feminino em 1989, onde sapatos, bolsas e itens de vestuário fizeram sucesso por suas linhas simples, funcionais e pela utilização de tecidos opulentos e luxuosos. As criações de Miucci chamaram a atenção de Anna Wintour, editora da Vogue americana, afirmou que a Prada é o único motivo para alguém assistir a temporada de moda em Milão.

Imagem por iracemavesteprada.wordpress.com

Trajetória de crescimento da marca

Imagem por portaisdamoda.com.br

desfile dos sapatos prada na semana de moda de milão - coleção outono inverno 2011Desde então, a Prada só vem crescendo em importância e reconhecimento no mundo da moda, passando a ditar tendências e estilo.

Em 1990, a marca buscou expandir seus negócios buscando novos mercados na Ásia e na América, investindo também em outras grifes do grupo, como Helmut Lang e Jil Sander, marcas de Patrizio Bertelli. Surgiram até especulações de compra da Gucci.

Além disso, Micciua criou a marca Miu Miu em 1992, cujo nome foi inspirado em seu apelido e visava oferecer produtos mais em conta e atingir uma fatia maior de consumidores.

Em 1993, a Maison ganhou prêmio do Council of Fashion Designers of America (Conselho de Estilistas da América) devido aos seus acessórios inovadores e fundou a Fondazione Prada, espaço para mostras de artes.

Em 1995 a grife investiu na criação de uma linha de calçados, sapatos para todas as ocasiões e vestuário masculino e em 1997, criou a linha esportiva Prada Sport.

Imagem por fashionbubbles.com

Parceria Prada e LGEm 2000 a Prada investiu no lançamento de relógios, roupas íntimas, cosméticos, perfumes e uma linha de decoração.

Atualmente, a Prada é uma das empresas mais sólidas no ramo da moda e disponibiliza artigos de vestuário feminino e masculino, acessórios, sapatos e gadgets como celulares, relógios e outros aparelhos eletrônicos (produz cerca de 8 milhões de peças ao ano).

A marca está avaliada em 1,46 bilhão de euros ou aproximadamente R$ 4,02 bilhões.

Suas lojas também possuem uma arquitetura diferenciada, onde sapatos e bolsas ganham status de obra de arte.

Há projetos assinados por arquitetos contemporâneos importantes como Rem Koolhaass, na filial de Nova York.

Lojas Prada no mundo

Bolsas e malas PradaPresente em 65 países, a Prada tem 310 lojas, incluindo as lojas da marca Miu Miu e tem influenciado não só o mundo fashion, mas também o cinema como o filme “O Diabo veste Prada” , a arquitetura e agora, a literatura com lançamento de livro de 708 páginas, 3885 fotos de bolsas e sapatos mais importantes da grife, que narra os 30 anos de atuação de Miuccia Prada.

O livro custa em torno de R$ 255,00 pode ser comprado em livrarias ou online no site da marca www.prada.com.

A marca Prada ainda não possui loja própria no Brasil, mas sapatos e roupas da grife podem ser adquiridas na Daslu, em São Paulo.

Imagem por fashionbubbles.com