Coturno

Foi-se o tempo em que os coturnos só eram vistos nos pés dos militares, ou, no máximo, de alguns roqueiros. Hoje, o calçado é item essencial no armário de garotas descoladas e vai muito além do modelo preto básico.

calçado

O militarismo se estabeleceu com uma das mais fortes tendências da moda nas últimas estações, e o coturno, claro, tem tudo haver com isso. Porém, por mais ousado que seja, esse calçado é também bastante versátil: pode tanto compor um visual mais agressivo, se usado com calças cargo e ombros marcados, por exemplo, como algo romântico, se combinado com rendas, estampas florais e outros elementos femininos. Tudo depende da sua criatividade e estilo! Além disso, ele pode ser usado durante o dia e à noite, desde que em ambientes casuais.

sapatos

Neste inverno, vale a pena dar um tempo às botas femininas tradicionais e investir num coturno. Seu estilo só tem a agradecer. Algumas marcas de calçados femininos já entraram de vez na onda dos coturnos e fabricam modelos cada vez mais bonitos e criativos. A Price, por exemplo, segue uma linha mais tradicional, bem próxima aos calçados usados pelos soldados. Já a Dr. Martens é mestre na criação de modelos com cores e estampas bem inusitadas. Se você procura algo mais delicado, a Bottero deve ser a escolha certa, já que ela produz modelos mais femininos. Dá para comprar online os sapatos das três marcas. É só consultar a loja virtual de calçados de sua preferência e escolher a que mais combina com você.

calçado

O coturno é um calçado resistente, desenvolvido originalmente para proteger os pés dos soldados nos combates. Suas principais características são o solado reforçado e a amarração com cadarço. Apesar de, em geral, ser feito de couro, hoje em dia é possível encontrá-lo em vários outros materiais, como lona, verniz e até plástico.