Sapatos de sola vermelha

O que lhe vem à cabeça quando falamos de sapatos com sola vermelha? Após uma pequena enquete, observei muita gente associa a característica ao nome do designer francês Christian Louboutin. Em entrevista concedida à revista Elle, quando esteve no Brasil, o designer afirma ter tido a ideia do solado vermelho a partir da inspiração e do significado que a cor vermelha desperta nas pessoas, relacionando-se à algo que está vivo, como o sangue que corre pelas nossas veias, além da sofisticação e sensualidade que essa cor representa.

ankle boot

Vermelho também é a cor da intensidade, da paixão, do amor e do ódio. E nervos à flor da pele não estão faltando nas discussões acirradas de Christian Louboutin pela exclusividade das solas vermelhas. Há aproximadamente dois meses, ele decidiu processar as outras marcas, que, segundo ele, estão copiando sua característica marcante, pela qual ele se tornou conhecido no mundo da moda e por suas fiéis clientes e fãs.

sandalia de salto altoDentre os processados, podemos citar a marca de sapatos brasileira Carmen Steffens France e a gigante Yves Saint Laurent. Apesar da atitude insiciva de Louboutin, nenhuma das duas marcas se deixou intimidar e responderam à provocação à altura.

A Carmem Steffens afirmou que, em suas coleções de sapatos, a criação de modelos com solas coloridas, inclusive na cor vermelha não é novidade. Os modelos já são comercializados pela marca desde 1996. Dessa forma, a acusação de plágio até perde o sentido, mas Louboutin não voltou atrás.

A Yves Saint Laurent também não ficou atrás e afirmou em um comunicado em resposta ao Sr. Loubutin, que os sapatos vermelhos já existem desde os tempos do Rei Luis XVI, ou seja, isso significa que eles já existem há muito tempo, e não há nenhuma inovação nisso. E se a ideia existe há tanto tempo, fica a pergunta: – Afinal, quem está copiando quem? E de quem é, de fato, o direito de exclusividade da sola vermelha?

scarpin feminino com tachasImagens por facebook.com

2 comentários… add one

  1. Renata May 26, 2011 at 3:58 am

    Oi Sabrina,
    Todos os sapatos utilizados como ilustração no post “Sapatos de sola vermelha” são assinados pelo polêmico designer francês Christian Louboutin!
    Um abraço
    Renata

  2. Sabrina May 25, 2011 at 11:49 am

    oi, podes me informar a marca do 1º sapato? :)

Deixe um comentário